Qualificação Profissional em Gestão de Compras
Turmas
Objetivos
Desenvolver competências profissionais tecnológicas necessárias para ingressar no mercado de trabalho.
Programa
Carga Horária: 342h
O papel de compras como agregador de valor na organização. Arquiteturas organizacionais: evolução e tendências das estruturas de Compras. Definição dos objetivos estratégicos pelo Balanced Scorecard. Indicadores internos para gestão da área. Gerenciamento ágil de projetos. Analisando o fluxo de caixa, levantando os custos de projetos e identificando a viabilidade. Indicadores financeiros: VPL, TIR, Payback, índice de lucratividade e ROI. Gestão de Fornecedores: Métodos de avaliação, seleção e priorização de fornecedores: Kraljic, TCO e AHP. Gestão de contratos. Gestão de performance e indicadores (SLA, KPIs de qualidade, prazo, custo, controle de recursos e entrega). Programa de Parceria – JBP (Joint Business Plan) Desenhando matriz de performance de fornecedores.
SRM I: Modelos de desenvolvimento de fornecedores
SRM II: Modelos de sinergia
SRM III: Incorporando a sustentabilidade
A história dos sistemas de produção tradicionais e as origens da mentalidade enxuta. Conceito de valor, cadeia de valor e criação de valor sob a ótica do cliente. Os 7 desperdícios segundo Ohno. Os 14 princípios do sistema Toyota (Toyota Way). Noções de fluxo contínuo, Produção Puxada e Nivelada (sistemas puxados e Heijunka), Jidoka (autonomação), Padronização de tarefas, Gerenciamento visual. Conceito de Kaizen e processo de melhoria contínua. Conceito de Hansei (auto-reflexão) aplicada à melhoria contínua.
Mapeamento e integração de experiências culturais; Visão de mundo; Mapeamento de processos do cotidiano do individuo; Identificação de barreiras e oportunidades de remoção das mesmas.
Estratégias para Transformação Digital: mapeando os problemas que afetam seu negócio. Utilizando o Canvas de Transformação Digital para desenhar modelos de negócio rentáveis. Machine Learning & Inteligência Artificial: entendendo como estas tecnologias redefinirão os processos de compras. IoT como ferramenta de transformação de Compras. O impacto do Blockchain na transparência e eficiência das operações. O caminho definitivo para a transformação digital: eliminando desperdícios e tarefas repetitivas com o RPA (Robotic Process Automation). Jornada do Stakeholder: transformando suas descobertas em ferramentas. O método Lean Startup: conheça os 5 princípios para a sua jornada no empreendedorismo.
Os estágios do processo de sourcing. Inteligência de mercado em suprimentos: forças competitivas que impactam nas estratégias com os fornecedores. Spend Analysis; Cost Drivers e modelos de custos. Análise da matriz estratégica de Kraljic. Análise das percepções dos fornecedores vs. visão do comprador.
O processo de negociação e os modelos internacionais. Planejamento estratégico da negociação. Planejamento tático de negociação. Práticas e técnicas. Negociação internacional e multicultural. Cases práticos de negociação.
Contextualização da Ética na História. Ética, Moral e Lei. Reputação Empresarial. Evolução dos Programas Mundiais Anticorrupção. O que é Compliance. O Mundo e a Legislação Brasileira. A Importância de um Programa Antifraudes. Riscos Envolvidos para a Empresa e Sócios. Gestão de Riscos em Compliance. Como Elaborar um Programa de Compliance. Os Pilares Essenciais de um Programa de Compliance. Lavagem de Dinheiro. Conflitos de Interesse. Corrupção e suas Formas. Conflitos Éticos que Afetam os Negócios. Proteção versus Integridade. Riscos e Benefícios de um Programa de Compliance.
Jogo da Cadeia de Abastecimento. Os vínculos dinâmicos e simbióticos entre suprimentos e demanda. Simulando o efeito chicote. Otimizando as relações entre pedido de compra, estoque e inventário físico. O funcionamento da integração e comunicação na cadeia. Técnicas para desvendar problemas que estão matando a precisão do seu estoque. Usando o nível de serviço para determinar apropriadamente o tamanho do estoque e nunca ser pego despreparado. Reposição contínua e periódica. Lead time dos fornecedores. Tempo de ressuprimento e ponto de pedido.
Estrutura do Comércio Internacional. Orgãos Anuentes do Comércio Exterior no Brasil. Programas de Incentivo a Importação. Vantagem competitiva esperada. Termos Internacionais De Comércio – Incoterms. Modais de Transporte. Características importantes de cálculo de custo logístico. Requisitos Legais. Calculo de custos logísticos.
Planejamento de RH, Contratação e mobilização de equipes; Funções, responsabilidades e relações hierárquicas; Ferramentas e técnicas: organogramas e descrições de cargos; Matriz de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, remuneração e departamento de pessoal.
Conceitos chaves para implementação da logística Lean. Principais áreas a serem geridas para obter maior eficiência. Entendimento dos efeitos do Lead Time. Efeito Chicote.
Treinamento e Desenvolvimento: definição conceitual e objetivos. A importância do Treinamento e Desenvolvimento na estrutura dos processos e no contexto organizacional atual. O Treinamento e Desenvolvimento atuando como premissa para o incremento do capital humano e intelectual na Organização. O Treinamento e Desenvolvimento e a melhoria no resultado organizacional. Visão sistêmica de Treinamento e Desenvolvimento. Diagnóstico de T&D. Os métodos e as técnicas de treinamento adequados ao perfil do grupo, do conteúdo, e dos objetivos propostos. A pesquisa e a definição do conteúdo programático. Os indicadores de resultados do processo de Treinamento e Desenvolvimento. A avaliação de resultado e sua importância para a percepção do Treinamento como investimento. A Educação e as Universidades corporativas. Educação Corporativa e Universidades Corporativas. Metodologias Ativas. Pedagogia, Andragogia, Heutagogia. Aprendizagem ao Longo da Vida. Coaching e Mentoring como apoio ao Desenvolvimento.
Métodos de avaliação, seleção e priorização de fornecedores: Kraljic, TCO e AHP. Gestão de contratos. Gestão de performance e indicadores (SLA, KPIs de qualidade, prazo, custo, controle de recursos e entrega). Programa de Parceria – JBP (Joint Business Plan) Desenhando matriz de performance de fornecedores.
SRM I: Modelos de desenvolvimento de fornecedores
SRM II: Modelos de sinergia
SRM III: Incorporando a sustentabilidade
Fatores Críticos da Gestão: Liderança e Conhecimentos na Gestão; Método Gerencial: Análise, plano, Execução e Verificação; Táticas de Gerenciamento; Gerenciamento dos resultados; Gerenciamento dos Processos; Gerenciamento dos resultados; Gestão das equipes para solução de problemas; Gestão do Ambiente; Foco nas soluções. Métricas ou indicadores de gestão de Recursos Humanos; a importância das métricas para pessoas e Organizações; métricas quantitativas e qualitativas, de eficiência e de eficácia, simples e compostas; métricas demográficas, financeiras e de processos envolvendo gestão de RH; o balanced scorecard (BSC) no contexto das métricas de RH; o BSC de Jac Fitz-Ens e os subsistemas de RH. Big Data em RH e seus principais usos.
Elaboração do contrato, obrigatoriedades e execução. Duração e prazo de execução. Alterações contratuais. Limitações legais. Limites percentuais. Manutenção e equilíbrio econômico nos contratos. Fiscalização de contrato. Fundamentos legais. Acompanhamento de contrato. Penalidades na inexecução de contrato. Rescisão de contrato Responsabilização do fiscal de contrato.
Gestão para Resultados: Fatores Críticos da Gestão: Liderança e Conhecimentos na Gestão; Método Gerencial: Análise, plano, Execução e Verificação; Táticas de Gerenciamento; Gerenciamento dos resultados; Gerenciamento dos Processos; Gerenciamento dos resultados; Gestão das equipes para solução de problemas; Gestão do Ambiente; Foco nas soluções. Métricas ou indicadores de gestão de Recursos Humanos; a importância das métricas para pessoas e Organizações; métricas quantitativas e qualitativas, de eficiência e de eficácia, simples e compostas; métricas demográficas, financeiras e de processos envolvendo gestão de RH; o balanced scorecard (BSC) no contexto das métricas de RH; o BSC de Jac Fitz-Ens e os subsistemas de RH. Big Data em RH e seus principais usos.
Introdução à Administração de Projetos: Conceitos e definições; Ciclo de vida de projetos. Introdução às áreas do conhecimento; Introdução aos processos de gerenciamento de projetos; Estruturas organizacionais para projetos; Gestão de programas e o escritório de projetos. Processos do Gerenciamento de Projetos: Processo de iniciação e geração do Termo de Abertura do Projeto (TAP); Planejamento e geração do Plano de Gerenciamento de Projetos (PGP); Processo de execução; Processo de monitoração e controle e das mudanças do projeto; Encerramento do projeto ou da fase do projeto; Gerenciamento de projetos interdependentes. Áreas do Conhecimento para Gestão de Projetos: Gestão da Integração; Gestão do Escopo; Gestão dos Prazos; Gestão dos Custos; Gestão da Qualidade; Gestão de Recursos; Gestão da Comunicação; Gestão de Riscos; Gestão das Aquisições e Contratos; Gestão de Partes Interessadas (Stakeholders).
Apresenta as demonstrações financeiras básicas e discute sua função no processo de tomada de decisão. Descreve e analisa métricas de geração de valor. Explica os conceitos de capital de giro e fluxo de caixa.
Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de Marketing. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências do Marketing: Marketing Digital e Neuromarketing.
Apresenta os elementos básicos da cultura organizacional. Analisa meios de observar e compreender uma cultura. Descreve a dinâmica do clima organizacional e propõe formas de avaliá-lo. Discute modelos e ferramentas para identificar situações ou áreas que requeiram mudança. Propõe estratégias, processos e instrumentos de gestão de mudanças. Descreve e discute as competências individuais e organizacionais para a mudança.
Certificação
Ao concluir o curso, com aproveitamento mínimo exigido, o aluno receberá Certificado de Conclusão de Curso de Qualificação Profissional Tecnológica, emitido pelo Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia
Documentação necessária
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Identidade e CPF
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Certidão de nascimento ou casamento
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Comprovante de Residência
Qualificação Profissional em Gestão de Compras
- 18x de R$ 453,60 * Mensalidade até o dia 10
- Taxa de matrícula: R$ 100,00 Mensalidade sem desconto: R$ 504
- *Desconto de 10% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.