Qualificação Profissional em Gerenciamento de Projetos em Construção Civil
Turmas
Objetivos
Desenvolver competências profissionais tecnológicas necessárias para ingressar no mercado de trabalho.
Programa
Carga Horária: 342h
Conceitos de projetos. Atualização PMBOK – 7ª edição: Mudança no padrão de gerenciamento de grupos de processos para gerenciamento por princípios. Abordagem tradicional: Conhecimento dos processos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento, Controle e Encerramento. Abordagens ágeis, adaptativas e híbridas (mistura das tradicionais com as ágeis) para dentro dos possíveis contextos e cenários aos quais os projetos possam estar inseridos. Princípios de Entrega do Projeto. Domínios de Desempenho do Projeto.
Identificar as partes Interessadas – stakeholders. Clientes do projeto. Patrocinador. Gerente de projeto. Equipe do Projeto. Fornecedores internos e externo. Escritório de Projetos. Processos de gerenciamento das partes interessadas. Planejar o engajamento das partes interessadas. Ferramentas de Gerenciamento das partes interessadas. Modelos de Gerenciamento das partes interessadas. Saídas dos processos de gerenciamento das partes interessadas. Conteúdos e estruturas. Modelos, métodos e artefatos. Aspectos de Sucessos no projeto – foco no valor.
Desenvolver o termo de abertura do projeto. Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto. Orientar e gerenciar o trabalho do projeto. Monitorar e controlar o trabalho do projeto. Realizar o controle integrado do projeto. Encerrar o projeto ou fase. Coletar os requisitos. Planejar o gerenciamento do escopo. Definir o escopo. Estrutura Analítica do Projeto. Validar o escopo. Controlar o escopo.
Definição da atividade. Sequenciamento de atividades. Estimativa de recursos da atividade. Estimativa de duração da atividade. Desenvolvimento do cronograma. Controle do cronograma. MS – Project no gerenciamento de Projetos. Medições de desempenho do projeto. Análise de cenários. Ciclo de Vida projeto. Fases e gerenciamento das entregas.
Atributos do orçamento. Enfoque do orçamento. Etapas da orçamentação. Tipos de estimativas de custo. Levantamento de quantidades. Composição de custos. Custo da mão de obra. Custo do material. Custo do equipamento. Estrutura analítica de Insumos. Curva ABC. Custos indiretos. Lucro e impostos. Preço de venda e BDI.
Definições e áreas de influência. Sistema de Avaliação de Conformidade de Empresas. Sistema de Qualificação de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos. Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Sistemas Inovadores.
Gerenciamento da Qualidade. Ferramentas e Métodos para Melhoria da Qualidade; Programas de Qualidade e Produtividade: Gerenciamento pelas Diretrizes, Gerenciamento de Rotinas, 5S, PDCA. Ação Gerencial / 5W1H – Padronização. Identificar os indicadores de desempenho relacionados com as atividades de rotina ou operacionais de cada cargo/função/pessoa. O conceito de eficácia e sua relação com o produto da atividade e o conceito de qualidade percebida? Atender às necessidades dos clientes/usuários. Como transformar indicadores subjetivos em algo mensurável; especificações. Identificar os indicadores de eficácia associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional. O conceito de eficiência e sua relação com o processo da atividade e o conceito de produtividade – otimização dos recursos. Identificar os indicadores de eficiência associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional.
Planejamento dos recursos físicos (equipamentos, materiais, instalações e infraestruturas) e os humanos (equipe ou pessoal do projeto). Estimar os Recursos das Atividades. Adquirir Recursos. Desenvolver a Equipe. Gerenciar a Equipe. Controlar os Recursos. Contratação e mobilização de equipes; Funções, responsabilidades e relações hierárquicas; Ferramentas e técnicas: organogramas e descrições de cargos; Matriz de Responsabilidades (MR); Aspectos funcionais do recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento.
Planejamento das comunicações / Distribuição das informações / Relatório de desempenho / Comunicação interativa / Comunicação ativa / Comunicação passiva / A análise de requisitos da comunicação, Organização do projeto e relacionamentos de responsabilidade das partes interessadas / Necessidades de informações internas / Necessidades de informações externas / Identificar partes interessadas e suas informações / Identificar o impacto de cada parte interessada: Poder:-Influência- Interesse e Impacto. Matriz das Comunicações versão 5W2H.
Análise de Cenários, Complexidade, Variações de Cenários. O papel dos valores nas atitudes, práticas e comportamentos. Tipologias de mudança organizacional. Características Organizacionais Facilitadoras da Mudança. Redes sociais no trabalho e mudança. O papel do Indivíduo na Mudança. Aprendizagem e mudança. Gestão da mudança, desafios, possibilidades e limites de atuação. Modelos causais de mudança organizacional. Estratégias de gerenciamento da mudança em organizações privadas e públicas.
Estratégia da rede de suprimentos. Rede de suprimentos da empresa em função de sua estratégia de mercado. Planejamento das aquisições. Especificações de serviços e materiais. Tipos de Contratos. Qualificação de fornecedores. Seleção de fornecedores. Recebimento de materiais. Armazenamento e manuseio de materiais. Administração de Contratos. Aplicações práticas de ferramentas de controle em obras. Avaliação de Fornecedores. Mediação e recebimento de obras.
Conceito de risco. Tipos de risco. Noções de probabilidade e estatística. Identificar os riscos. Análise qualitativa de riscos. Análise quantitativa de riscos. Ferramentas e técnicas de gerenciamento de risco (simulações Monte Carlo, técnicas probabilísticas de gerenciamento de risco e registros de risco) Plano de respostas aos riscos. Contingenciamento do orçamento.
Escritório de Projetos. Tipos de PMO. Processos do PMO. Princípios para implantação de um PMO. Estrutura organizacional de apoio aos projetos. Funções: normatização, educação, operação e controle. Portfólio de projetos. Processos decisórios estruturados – importância, conceitos e benefícios. Modelos de maturidade. Análise comparativa entre Modelos de Maturidade.
Conceito de logística. Organização do canteiro. Projeto do processo. Fluxograma de materiais. Plano de ataque. Sistemas de transporte. Dimensionamento de depósitos. Controle de estoque. Armazenagem. Gestão de resíduos. Dimensionamento das áreas de vivência. Definição dos elementos de canteiro. Elaboração do projeto de canteiro.
Método ciclo PDCA. Níveis, necessidade e variáveis de Desempenho das organizações. Estruturas organizacionais. Matriz RACI. Planejamento de médio, longo e curto prazo. Métodos de gerenciamento de projetos aplicados a obras. Método Tradicional x Ágil. Framework Cynefin. Lean Construction. Plano de curto prazo. Plano mensal. Last Planner. Métodos Ágeis aplicado ao Last Planner. Controle de Custo (Valor agregado), Controle de Prazo (Prazo Agregado).
Planejamento através de ferramentas de análises financeiras no processo de tomada de decisões. Orçamento e Estrutura de Capital, técnicas de administração financeira e otimização de capital. Visão financeira e custos, indicadores de liquidez, endividamento e rentabilidade. Análise de investimento quanto ao risco-retorno. Demonstrativos de fluxo de caixa – direto e indireto.
Método de negociação de Harvard. Análise de Negociação. Assimetria Negocial. Teoria comportamental da negociação. Teorias de Processo Decisório. Conflito em equipe. O Direito coletivo do trabalho. O Sindicato. Prerrogativas e deveres dos sindicatos. Políticas de relações trabalhistas. Conflitos coletivos de trabalho. Formas de resolução do conflito coletivo. Negociação coletiva. Convenções, acordos e dissídios coletivos. Técnicas de Negociação; Técnicas de administração de conflitos. Conhecimentos básicos na área de MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO e NEGOCIAÇÃO, como instrumentos voltados às soluções alternativas dos conflitos de interesse
EQ-I 2.0. Percepção das emoções; Administração de emoções. Automotivação. Controle dos impulsos. Otimismo. Adaptabilidade. Adaptar a abordagem de entrega com base no contexto. Análise do ambiente. Empatia. Lideranças e Equipes. Conceito e teorias de liderança. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto. Trabalho sob pressão. O que é Motivação e como impacta no desempenho. Motivação e Competências. Teorias de motivação. Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades. Forças motivacionais.
Conceitos de gestão de projetos; Conceitos de WBS, EAP/EDT com apresentação dos softwares WBS Schedule Pro e WBS Tools e possibilidades de integração com MS Project; Conceito de diagrama de precedência e gráfico de Gantt; Apresentação do Microsoft Project; Elaboração de case utilizando o MS Project (Planejamento de médio prazo); Conceitos de Plano mensal, Kanbam e Scrum; Desdobramento do cronograma de médio prazo em Planejamento Mensal de tarefas (curto Prazo); Gerenciamento do cronograma de curto prazo com metodologia ágil (Plano Mensal, Kanbam e Scrum) utilizando Trello; Apresentação da ferramenta Trello e Slack; Integrações do Trello com calendário e outros apps de gestão de comunicação e de equipe.
Certificação
Ao concluir o curso, com aproveitamento mínimo exigido, o aluno receberá Certificado de Conclusão de Curso de Qualificação Profissional, emitido pelo Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia
Documentação necessária
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Identidade e CPF
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Certidão de nascimento ou casamento
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Comprovante de Residência
Qualificação Profissional em Gerenciamento de Projetos em Construção Civil
- 18x de R$ 453,60 * Mensalidade até o dia 10
- Taxa de matrícula: R$ 100,00 Mensalidade sem desconto: R$ 504,00
- *Desconto de 10% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.