Qualificação Profissional Tecnológica em Gestão de Hospitais e Clínicas

Qualificação Profissional Tecnológica  em Gestão de Hospitais e Clínicas

Turmas

A distância - ONLINE

Objetivos

Desenvolver competências profissionais tecnológicas necessárias para ingressar no mercado de trabalho.

Programa

Carga Horária: 342h

Normas de Acreditação: Treinamentos; Fluxos de Comunicação; Documentação; Controle de documentos e dados; Auditoria da qualidade. Acreditação Hospitalar. Níveis de Acreditação. Padronização de prontuários e processos; Rastreabilidade de informações sobre pacientes, aquisições, dispensações, assistências. Gerenciamento de Risco: Redução de erros; Notificação de incidentes; Segurança nas/das informações. Protocolos assistenciais. As Comissões e os Núcleos de Segurança do Paciente como instrumentos de qualidade e segurança. O conceito de “full disclosure” e suas implicações.

Breve histórico da saúde no Brasil, políticas públicas de saúde, perspectivas e desafios para saúde no Brasil. Organização dos serviços de saúde. O papel do Estado na formulação e implantação de políticas públicas de saúde. Legislação em saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS) e os seus princípios e diretrizes. Prioridades em saúde. Vigilância em saúde: princípios de vigilância em saúde, vigilância sanitária e vigilância epidemiológica. Relação entre setor público e privado. Tendências.

Histórico e evolução da saúde suplementar no Brasil. Lei 9656/1998. Estrutura do mercado de saúde suplementar no Brasil. Regulação do setor. Agência Nacional de Saúde Suplementar. RN´s e demais normativos que regulam o setor. Segmentação e Tipos de operadoras. Tipos de Planos de Saúde e Odontológicos e suas características. Comercialização e subscrição de planos de saúde e odontológicos. Judicialização. Desafios para a saúde suplementar.

A Comunicação nas Relações Profissionais com: Cliente / paciente; Família; Equipe profissional; Equipe Multiprofissional; Instituição; Comunidade / Sociedade; Universidade. Planejamento dos modos de facilitação da comunicação. As metodologias participativas nos processos de comunicação-saúde. Preparação para comunicação.

Faturamento como fontes de receitas. Apresentação das contas SUS, Saúde Suplementar e Convênios Particulares. Introdução ao faturamento hospitalar. Prontuário Médico. Tabelas AMB, CIEFAS, CBHPM, PRÓPRIAS, DIÁRIAS, TAXAS E ALUGUÉIS. Honorários Médicos. Materiais e Medicamentos. TISS – Troca de Informações de Saúde Suplementar. Guias padrão TISS e TUSS da ANS e Operadoras. CID (Classificação Internacional de Doenças). CH (Coeficiente de Honorários). Honorário de Urgência. Centro Cirúrgico: Folha de Sala. Boas práticas.

Fundamentos da Gestão de Riscos na Saúde. Processo de gerenciamento de riscos (ISO 31.000). Risk Assessment em Saúde (identificação, Análise e Avaliação de Riscos). Programas de resposta aos riscos. Avaliação de indicadores e controles de riscos. Riscos nos ambientes da saúde. O hospital como local de risco. Estratégias para minimizar o erro mediante eliminação das suas causas e controles para evitar repetições.

Gestão ambiental aplicada a serviços de saúde. Gestão de resíduos hospitalares. Educação ambiental aplicada a empreendimentos de saúde. Abordagem acerca da segurança do paciente observando o estudo da biossegurança: Impactos na vigilância epidemiológica hospitalar. Aspectos da saúde e segurança do trabalho. Controle de riscos ambientais. Acidentes e doenças relacionados ao trabalho. Normas regulamentadoras. Mapeamento de processos ambientais, registro, e reconhecimento de problemas e agentes ambientais. Impactos ambientais e riscos no hospital, clínicas e laboratórios.

Custos diretos e indiretos envolvidos na área da saúde. Planejamento e orçamentação de custos. Diferença entre investimentos e custos. Cenários orçamentários. Gestão de aquisições e estoques. Custos dos recursos humanos próprios e terceirizados. Custos dos contratos de curto, médio e longo prazo. Substituição de custos. Acompanhamento e monitoramento de custos.

Conceito e o Processo de Gestão da Farmácia Hospitalar. Etapas do Planejamento Estratégico, Infraestrutura física e operacional, Visão Sistêmica em Logística e Cadeia de Suprimentos. Suprimentos e Custos da Farmácia Hospitalar. Sistemas de Informação e Indicadores para a Gestão da Qualidade; Legislações.

Gestão estratégica de pessoas. Liderança, gestão de equipes de alta performance e Comunicação. Competências, Habilidades e Atitudes para o ambiente clínico e hospitalar. Relações Interpessoais, Cooperação. Ética profissional.

Conceito de projeto. Portfólio de projetos. Estratégia, objetivos estratégicos, definição de projetos estratégicos. O PMBOK. Áreas de Conhecimento do PMBOK. Gerenciamento de Projeto. Objetivos da Gerência de Projetos. O Gerente de projetos. Planejamento do Projeto. O termo de abertura e a definição de escopo. Análise das necessidades dos clientes do projeto. Análise de requisitos. Execução do Projeto. Ferramentas de Gestão e Controle. Gestão de Equipes. Gestão dos Custos. Gestão do Cronograma. Fechamento do Projeto. Gestão de Portfólios de Projetos em Saúde.

A organização de sistemas financeiros. Teorias, funções e princípios do Orçamento e das Finanças. O Ciclo Orçamentário. Conceitos básicos da estrutura financeira. Análise do valor do dinheiro no tempo. Orçamento de capital. Planejamento financeiro hospitalar de curto e de médio prazo. Política do capital de giro hospitalar. Administração de estoques em hospitais. Responsabilidade Fiscal, sanções e penalidades.

As análises dos processos e identificação das oportunidades de melhoria. Metodologia Ágil. Metodologia Lean. Práticas derivadas das metodologias Ágil e Lean: Quadro Kanban, Scrum, 5S, Gestão do Conhecimento, Gestão Visual e Melhoria contínua. Benefícios e boas práticas.

Introdução a engenharia clínica, Inventário e Implantação de grupo de manutenção de equipamentos hospitalares, Gerenciamento da manutenção – Controle periódico, Rotinas de Manutenção Corretivas e Preventivas. Portarias, legislações, regulamentações e normas para certificação, registro, instalação e manutenção dos equipamentos médicos hospitalares mais usados. Gerenciamento de serviços externos. Aquisição de equipamentos médicos. Fundamentos de segurança para unidades de saúde.

Planejamento em Saúde: processo histórico, conceitos, características e componentes do processo. Momentos do planejamento: explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional. Fases do Planejamento Estratégico: diagnóstico estratégico. Análise da ambiência interna e externa. Identidade organizacional: missão, valores e visão de futuro. Estratégias, diretrizes e políticas. Desenvolvimento de cenários. Elaboração e implementação do processo de planejamento estratégico institucional e setorial. Indicadores e parâmetros para planejamento da capacidade instalada de unidades de saúde. Planejamento e desempenho organizacional. Instrumentos de organização e métodos. Análises de casos de planejamento estratégico em organizações de saúde públicas e privadas.

A Análise da origem e desenvolvimento institucional da Ouvidoria no Brasil, enfatizando os diversos tipos de Ouvidoria, seus aspectos práticos e conceituais. Desenvolvimento de habilidades de utilização de métodos e técnicas de mediação de conflitos na busca de resolução das questões apresentadas à Ouvidoria.

Definição de qualidade e satisfação do cliente. Certificações nacionais e internacionais. Padronização das atividades (Manuais, procedimentos instruções de trabalho). Gerenciamento de risco e segurança do paciente. Estrutura organizacional, processos, rotinas e sub-rotinas. Monitoramento de resultados e indicadores de qualidade e segurança. Inovação em saúde. Qualidade de padrão mundial.

A responsabilidade e o dever de indenizar. Responsabilidade Civil Subjetiva e Objetiva. Natureza contratual da atividade médica. Obrigação de meio e Obrigação de Resultado. Aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor. A teoria da Perda de uma Chance. Excludentes de Responsabilidade.

Tipos de sistemas de informação. Planejamento, desenvolvimento e uso de um ERP dedicado. Requisitos. SPT´s, BI´s e Sistemas de Gerenciamento Operacional. Visão tática e estratégica do ambiente empresarial, considerando as dimensões sociais, econômicas e tecnológicas envolvidas.
Integração sistêmica do processo de gestão. Sistemas dedicados para gestão de clínicas e hospitais.

Certificação

Ao concluir o curso, com aproveitamento mínimo exigido, o aluno receberá Certificado de Conclusão de Curso de Qualificação Profissional Tecnológica, emitido pelo Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia

Documentação necessária

  • Identidade e CPF

  • Certidão de nascimento ou casamento

  • Comprovante de Residência

Qualificação Profissional Tecnológica em Gestão de Hospitais e Clínicas

  • 23x de R$ 866,72
  • Taxa de matrícula: R$ 100,00 Mensalidade sem desconto: R$ 866,72