Qualificação Profissional Tecnológica em ESG Corporativo e Sustentabilidade

Qualificação Profissional Tecnológica em ESG Corporativo e Sustentabilidade

Turmas

A distância - AO VIVO

Objetivos

O objetivo do Curso de Pós-Graduação em ESG Corporativo e Sustentabilidade é capacitar profissionais para atuar em distintas organizações nacionais e internacionais, uma vez que a abordagem ESG é interdisciplinar e abrange aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa. As disciplinas são integradas entre si, tendo como base na definição do tripé da sustentabilidade e das metas das Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no contexto do ESG Corporativo.

Perfil do Especialista

Profissional com compreensão sólida dos princípios e práticas relacionadas a Aspectos Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) no contexto corporativo; Habilidade para implantar os conceitos de ESG e sustentabilidade em práticas e políticas concretas dentro de organizações. Competência para integrar a sustentabilidade nas estratégias de negócios, considerando os impactos econômicos, sociais e ambientais; Aptidão para comunicar de forma clara e eficaz as iniciativas e o desempenho ESG da empresa para stakeholders internos e externos; Competência em envolver e colaborar com diferentes partes interessadas, incluindo funcionários, clientes, investidores e comunidades locais; Compromisso com práticas éticas nos negócios, promovendo uma cultura organizacional baseada em valores e responsabilidade social; Desenvolvimento de habilidades de liderança orientadas para a sustentabilidade, promovendo uma cultura de responsabilidade e impacto positivo; Compreensão das leis e regulamentações relacionadas a práticas ambientais, sociais e de governança.

Programa

Carga Horária: 342h

Agenda Environmental Social And Governance (ESG) e sustentabilidade: Cenário socioambiental atual; crise socioambiental: crise climática; injustiça socioambiental; Definição, História e Evolução dos Conceitos de Sustentabilidade e ESG; Principais marcos e conferências globais para sustentabilidade; Tratados Internacionais e Acordos Ambientais: Participação do Brasil em convenções globais; Impacto das decisões internacionais nas políticas nacionais. Desafios Globais: Mudanças climáticas, Perda de biodiversidade, Escassez de recursos naturais. Pegada ecológica: como instrumento de avaliação ambiental; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e sua relação com o ESG; Sustentabilidade e Sociedade; Interconexões e interdependências na área Ambiental, na social, na econômica e na cultural; Políticas Públicas e Regulamentações Ambientais: Estrutura Institucional – Órgãos governamentais relacionados ao meio ambiente e Atribuições e competências; Instrumentos de Gestão Ambiental: Licenciamento ambiental, Zoneamento ecológico-econômico; Avaliação de impacto ambiental; Perspectivas Futuras; estudos de caso.

Práticas Corporativas – relação entre ESG e as ODS: Breve histórico da sustentabilidade, principais marcos e conferências globais; Governança da sustentabilidade no Brasil e implementação da Agenda 2030; Monitoramento, metas e indicadores dos ODS; ODS e os novos modelos de negócio para sustentabilidade; ODS nas empresas e as práticas ESG; ODS e os relatórios de sustentabilidade corporativa; Priorização por princípios e definição de metas prioritárias; coleta de dados, divulgação de informações e ajustes de condutas; análise de estudos de casos.

Desenvolvimento sustentável corporativo e os recursos naturais: Evolução do pensamento sustentável nas práticas empresariais (petróleo e gás, mineração e outros empreendimentos potencialmente poluidores); conceituar as ODS 14 e 15 Degradação ambiental (Conceitos, Tipos de Poluição e efeitos adversos). Serviços ambientais do ambiente (Matérias-primas e exploração, sustentabilidade) Ambientes terrestres (Importâncias, Características físico-químicas e biológicas, e efeitos de ações antrópicas sobre este ambiente. práticas eficientes). Ambientes aéreos (Importâncias, Características físico-químicas e biológicas, e efeitos de ações antrópicas sobre este ambiente. práticas eficientes). Ambientes aquáticos (tipos, conceitos, serviços, impactos e sustentabilidade). Ambientes Aquáticos (Importâncias, Características físico-químicas e biológicas, e efeitos de ações antrópicas sobre este ambiente. práticas eficientes). Eficiência energética (Tipos e Consumo de energia, práticas eficientes). Resíduos (Tipo, gestão, pratica sustentáveis, impactos ambientais). Inovação e pesquisa (Desenvolvimento e tecnologias de inovação que reduzam o impacto ambiental e maximizem a eficiência no uso de recursos).

Economia circular e novos negócios: Economia Circular: conceitos, fundamentos e estratégias. Áreas fundamentais da transição para a Economia Circular. Economia; Moda Sustentável: tendências e iniciativas na indústria da moda que promovem a sustentabilidade, como roupas recicláveis e processos de fabricação éticos. Exemplos de Projetos e cidades sustentáveis; Inovações ambientais: exemplos de inovações tecnológicas e práticas empresariais que contribuem para a sustentabilidade ambiental.

Projetos Socioambientais Corporativos: Metodologias e ferramentas para a elaboração, execução, controle e monitoramento de projetos socioambientais considerando as 10 áreas de conhecimento, previstas no PMBOK 6º edição. Metodologias e ferramentas para o encerramento de projetos socioambientais, incluindo métodos para a avaliação de resultado e impacto de projetos socioambientais.

Ambiente Regulatório e Práticas Corporativas: Marcos regulatórios: com destaque nos anos 80 e 90. Licenciamento ambiental. impactos socioambientais; Normas e Padrões: Adoção de normas e padrões reconhecidos, como ISO 14001 e selos, para estabelecer sistemas de gestão ambiental eficazes. Relatórios de Sustentabilidade: produção de relatórios transparentes que divulgam as práticas ambientais da empresa e seu desempenho em relação a metas estabelecidas. Marketing Verde: Estratégias de marketing voltadas para produtos e serviços sustentáveis; Comunicação ambientalmente responsável.

Relacionamento com Stakeholders: Relacionamento com Stakeholders. Fundamentação teórica dos Stakeholders. Componentes Sociais do ESG e sua relação com as ODS. Mapeamento e Gerenciamento de Stakeholders, incluindo mediação de conflitos. Matriz de Materialidade. Formas de Engajamento e Comunicação: Diálogo Social e Escuta Ativa. Estratégicas de Comunicação. Apresentação de Estudos de Casos.

Educação Ambiental Corporativa: Conscientização Ambiental: Diferença entre as vertentes da EA (Conservadora, Pragmática e Crítica). Desenvolvimento de programas para aumentar a conscientização sobre questões ambientais globais e locais; Treinamento em Sustentabilidade: Fornecimento de treinamentos específicos sobre práticas sustentáveis, políticas ambientais da empresa, a importância da responsabilidade individual e práticas pedagógicas em EA (metodologias participativas). Incorporação de Práticas Sustentáveis na Rotina Diária: Promoção de hábitos sustentáveis no local de trabalho; introdução ao gerenciamento de resíduos: redução do desperdício, reciclagem e economia de energia.

Sustentabilidade e Gerenciamento de Resíduos no Ambiente Corporativo: Gerenciamento de Resíduos: Classificação de Resíduos: Identificação e classificação adequada dos resíduos gerados pelas operações da empresa. Redução na Fonte: Estratégias para reduzir a geração de resíduos. Logística Reversa: Legislação e Conformidade: Cumprimento das regulamentações locais e nacionais relacionadas ao descarte e tratamento de resíduos. Inovação em Embalagens Sustentáveis: Desenvolvimento e adoção de embalagens sustentáveis e eco amigáveis.

Interação entre Saúde Ambiental, Saúde Pública e Saúde do Trabalhador: Introdução à Saúde Ambiental: Conceitos e fundamentos e Importância da Saúde Ambiental para a qualidade de vida, introdução a ISO 26000; Ecossistemas e Saúde: Relações entre saúde humana e saúde dos ecossistemas, Impactos da degradação ambiental na saúde; Tipos de poluição e Efeitos na saúde humana, e no ecossistema. Saúde pública: bases da epidemiologia, estudos populacionais e de incidência de doenças, medidas de prevenção e controle de doenças; Promoção da Saúde: conceitos e estratégias de promoção da saúde, estilos de vida saudáveis e prevenção de doenças crônicas, Promoção da alimentação adequada e da atividade física); gestão da saúde: Organização dos sistemas de saúde, políticas de saúde e acesso aos serviços de saúde, Indicadores de saúde e gestão de recursos na saúde; Saúde Urbana e Ambientes Sustentáveis: impactos da urbanização na saúde, planejamento urbano e acesso a serviços de saúde, Práticas de sustentabilidade e promoção da saúde ambiental. Saúde Ocupacional e Ambiente de Trabalho: História das doenças ocupacionais no Brasil e no mundo, Riscos ocupacionais e suas consequências para a saúde, doenças ocupacionais por exposição ao agente físico, Medidas de controle a exposição a agentes físicos, Doenças Ocupacionais por exposição ao agente químico, Definição do agente químico e vias de absorção, Doenças causadas por gases e vapores, Pneumoconioses, Doenças causadas por metais pesados, Dermatoses ocupacionais, Doenças causadas por agrotóxicos, Medidas de controle dos agentes químicos. Doenças ocupacionais por exposição ao agente ergonômico: LER/DORT, Risco ergonômico dos trabalhos em turnos e noturnos: Ciclo sono/vigília, Síndrome de burnout, Normas de segurança e prevenção de acidentes, Promoção da saúde do trabalhador; Legislação e Políticas de Saúde Ambiental Normas, regulamentações e ações governamentais, Participação da sociedade civil na promoção da saúde ambiental pactos, Papel da saúde ambiental na promoção da sustentabilidade.

Responsabilidade Socioambiental Corporativa e Certificações: EMENTA: Evolução Histórica da Responsabilidade Socioambiental Corporativa (RSA); Tripé de LENS e seu objetivo frente aos objetivos da ODS; Explorar a relação entre a Responsabilidade Socioambiental Corporativa e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Norma ISO 14001 como Ferramenta de Gestão Ambiental; ISO 26000 como Guia para Responsabilidade Social; Analisar estudos de caso reais de empresas que incorporaram com sucesso práticas de RSA e certificações em suas operações; Desenvolver aplicações práticas para a implementação dos conceitos aprendidos nas normas ISO 14001 e ISO 26000.

Gerenciamento de Riscos Socioambientais: Atribuições e papéis de responsabilidade no modelos de defesa do ESG e seus agentes, estratégia empresarial, apetite ao risco; Classificação e tipologia dos riscos: Socioambientais, Legais, Compliance, Operacionais etc.. Matriz de Risco – Impacto x Probabilidade; Gestão de Riscos: tratamentos e respostas aos riscos, prevenção, mitigação e transferência de riscos – ISO 31000.

Desafios do ESG Corporativo: Definição e importância do ESG nas práticas empresariais. Geração de valor as partes interessadas, valorização da biodiversidade como componente estratégico. Identificação dos desafios enfrentados pelas organizações na implementação de programas ESG. ISO 2030 análise dos princípios, dos critérios estabelecidos. ISO 2030 como ferramenta para orientar a elaboração e implementação de um Programa ESG. Abordagem das mudanças climáticas na formulação de estratégias ESG. Promoção da diversidade e inclusão como parte integrante dos programas ESG. Estratégias para alcançar a equidade no ambiente empresarial. Identificação e gestão de riscos no contexto ESG. Contribuição para a sustentabilidade empresarial.

Conduta Ética e Integridade: Diferença entre Ética, Moral e Valores, Trazer o que é um Programa de Integridade qual seu objetivo; Fontes da regras morais e comportamentos éticos; Dilemas e conflitos éticos empresariais; A ética da convicção, a ética da responsabilidade e a ética da virtude; Instrumentos de gestão da ética empresarial; Ética no trabalho e nos negócios; Geração de valor as partes interessadas e ligadas utilizando-se das ferramentas de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Terrorismo e Anticorrupção, sendo elas: Know your partner; Know your supplier; Know your employee e Know your client , Hot Line, a fins de mitigar os riscos; Análise de casos de conduta ética e integridade; Discussões críticas sobre dilemas éticos contemporâneos; Aplicação prática dos conceitos aprendidos.

Transparência ESG: Comunicação e Treinamento: Meios de comunicação, suas formas e canais de atendimento aos Clientes e Investidores; Comunicação com partes relacionadas e interessadas pela geração de valores da instituição e a responsabilidade sobre a comunicação institucional. Publicações e indicadores ESG: Ambientais; Sociais; Climáticos e de Governança Corporativa; Hot Line – Canal de Denúncia como ferramenta dos Programas de ESG; Lei Geral de Proteção de Dados-LGPD.

Iniciativas Governamentais Brasileiras e os desafios propostos pela ODS ao ESG Corporativo: Capacitar os alunos a compreender e analisar as iniciativas do governo brasileiro, entidades de classe, reguladores e estados em relação aos princípios da OCDE e Metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovidos pela ONU, destacando os impactos e implicações dessas iniciativas para a implementação de práticas de Environmental, Social and Governance (ESG) nas organizações brasileiras.

Controles Internos como ferramenta estratégica de ESG: Apresentar metodologias de controles internos reconhecidas internacionalmente, como COSO e COBIT, para estabelecer de forma clara e transparente uma adequada estrutura de mapeamento de riscos contribuindo para uma gestão eficiente.

Certificação

Ao concluir o curso, com aproveitamento mínimo exigido, o aluno receberá Certificado de Conclusão de Curso de Qualificação Profissional Tecnológica, emitido pelo Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia

Documentação necessária

  • Identidade e CPF

  • Certidão de nascimento ou casamento

  • Comprovante de Residência

Qualificação Profissional Tecnológica em ESG Corporativo e Sustentabilidade

  • 23x de R$ 568,38 * Mensalidade até o dia 10
  • Taxa de matrícula: R$ 100,00 Mensalidade sem desconto: R$ 631,53
  • *Desconto de 10% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.
    Para pagamento à vista: desconto de 20% no valor total do curso.